Foto: Divulgação
Samantha fez questão de participar do projeto tirando dúvidas das crianças sobre o trabalho no espaço
O idioma não foi empecilho para que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, tivessem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida de um astronauta. A tecnologia possibilitou que, na segunda-feira, as crianças se comunicassem, via Skype, com a astronauta italiana Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agenzia Spaziale Italiana (ASI), mediados pelo intérprete Paulo Gajardo, da Associação Italiana de Santa Maria. A iniciativa comemorou os 15 anos do Projeto Astronomia na Escola, que começou na instituição de ensino.
UFSM abre processo disciplinar para investigar denúncia de estupro na Casa do Estudante
Samantha Cristoforetti é a primeira astronauta italiana e integrante do corpo de astronautas da Agência Espacial Europeia e da Agenzia Spaziale Italiana. É recordista em dias consecutivos passados em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS) - 199 dias. Foi ao espaço no dia 23 de novembro de 2014 como engenheira de voo da Soyuz TMA-15M, lançada do Cosmódromo de Baikonur para uma missão de longa duração na ISS, integrando as expedições 42 e 43. Retornou na mesma nave em 11 de junho de 2015, depois de cumprir 199 dias em órbita na estação espacial. Em setembro de 2015, Samantha foi nomeada como Embaixadora da Boa Vontade da Unicef.
Foto: Divulgação
A aluna Clara Moraes aproveitou para fazer perguntas para a astronauta italiana
A estudante Clara Scherer de Moraes, 10 anos, foi uma das participantes do bate-papo virtual. Ela aproveitou para perguntar à astronauta italiana sobre os principais desafios no espaço e como foi a preparação para chegar até o dia do lançamento. Entre os alunos, era grande a curiosidade sobre a sensação de se estar no espaço, a visão do planeta Terra e, é claro, sobre a rotina, como alimentação e higiene pessoal.
O PROJETO
Por meio do Projeto Astronomia na Escola, os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental estudam o espaço, o surgimento do universo, das estrelas, o sol, a lua, enfim, conhecem um pouco mais sobre o mistério do céu. Desde o início do projeto, foram desenvolvidas palestras com o professor Hernán Mostajo, do Observatório BioAstronômico Cosmos, localizado em Itaara, parceiro deste projeto. Além dos encontros teóricos, a iniciativa proporciona momentos práticos, como os de confecção e lançamento de foguetes e de observação da lua, que é aberto, também, à participação dos pais e responsáveis.